E. E. prof. Ayr Picanço Barbosa de Almeida
DISCIPLINA: ELETIVA
PROFESSOR: WALTENIA
DATA DE ENTREGA: 26/02
·
Atividade de interpretação de texto, voltada
para os alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre o nascimento de um
grande escritor da nossa literatura. Segundo o narrador, tudo começou quando o
novo professor de português pediu aos alunos uma descrição com o tema “o mar”.
Vamos conhecer a história do nascimento de Jorge Amado como escritor, contada
por ele mesmo? Então, leia com atenção o texto “Nasce um escritor”! Logo após,
responda às variadas questões interpretativas propostas!
Nasce
um escritor
O primeiro dever
passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como
tema. A classe inspirou, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles
nunca dantes navegados, o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada.
Prisioneiro no internato, eu vivia da saudade das praias do Pontal onde
conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema da minha descrição.
Padre Cabral levara os
deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene,
anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de
aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza,
afirmou, o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não
regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos.
Passei a ser uma
personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, os
campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido
numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim
deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em
que estudei no colégio dos jesuítas.
Houve, porém, sensível
mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua
proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro “As viagens
de Gulliver”, depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses
e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda
a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do
padre Cabral.
Recordo com carinho a
figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado
escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver me
revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos
de internato, a fazer mais leve a minha prisão, a minha primeira prisão.
Jorge Amado. “O menino
Grapiúna”. Rio de Janeiro: Record, 1987. p.117-120.
Questões
Questão
1 (vale 2 pontos) – Segundo
o texto, o novo professor de português pediu aos alunos uma descrição com o
tema “o mar”. O narrador escolheu o mar de Ilhéus. Explique essa escolha:
R:
Questão
2 (vale 1 ponto) – De acordo com o texto, o
professor “não regateou elogios” à vocação de escritor do narrador. O que
significa “não regateou elogios”?
( )
Significa “não poupou elogios”.
( )
Significa “não inventou elogios”.
( )
Significa “não selecionou elogios”.
Questão
3 (vale 1 ponto) – Na passagem “[…] sensação
permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas.”, a que
sensação o narrador se refere?
R:
Questão
4 (vale 1 ponto) – Identifique o fato que, segundo
o narrador, mudou de modo considerável a sua vida, marcada por limitações no
internato:
( )
“Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio […]”
( )
“Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais
velhos.”
( )
“[…] Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua
estante.”
Questão
5 (vale 1 ponto) – No
segmento “Primeiro ‘As viagens de Gulliver’ […]”, o termo grifado
exprime:
( )
lugar.
( )
modo.
( )
tempo.
Questão
6 (vale 1 ponto) – Em
“[…] clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses.”, a
vírgula assinala a enumeração de elementos:
( )
opostos.
( )
alternados.
( )
correlacionados.
Questão
7 (vale 1 ponto) – Na
parte “Demoraria ainda a conhecer Mark Twain […]”, ocorre:
( ) a
metáfora.
( ) a
sinestesia.
( ) a
metonímia.
Questão
8 (vale 1 ponto) – O narrador expõe os motivos de
ele recordar “com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável”.
Aponte o motivo, que na visão dele, ocupa uma posição secundária:
( )
“[…] por me haver anunciado escritor […]”
( )
“[…] por me haver dado o amor aos livros […]”
( )
“[…] por me haver me revelado o mundo da criação literária.”