Facebook Compartilhe

domingo, 21 de fevereiro de 2021

1 BIMESTRE - ELETIVA - 9 ANO C

 E. E. prof. Ayr Picanço Barbosa de Almeida

 

DISCIPLINA: ELETIVA

PROFESSOR:  WALTENIA                                            

DATA DE ENTREGA: 26/02


As atividades devem ser enviadas pelo e-mail  walteniareis@prof.educacao.sp.gov.br 
Coloque nome e série na primeira linha do arquivo.
Link do arquivo: https://drive.google.com/file/d/1hB9XlFQdNSMb5uRmpcgpR8Hrw-Ixp0lq/view?usp=sharing

·         Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre o nascimento de um grande escritor da nossa literatura. Segundo o narrador, tudo começou quando o novo professor de português pediu aos alunos uma descrição com o tema “o mar”. Vamos conhecer a história do nascimento de Jorge Amado como escritor, contada por ele mesmo? Então, leia com atenção o texto “Nasce um escritor”! Logo após, responda às variadas questões interpretativas propostas!
 

Nasce um escritor

    O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados, o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada. Prisioneiro no internato, eu vivia da saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema da minha descrição.

    Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos.

    Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, os campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas.

    Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro “As viagens de Gulliver”, depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral.

    Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver me revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, a minha primeira prisão.

Jorge Amado. “O menino Grapiúna”.  Rio de Janeiro: Record, 1987. p.117-120.

 

 

Questões

Questão 1 (vale 2 pontos)  – Segundo o texto, o novo professor de português pediu aos alunos uma descrição com o tema “o mar”. O narrador escolheu o mar de Ilhéus. Explique essa escolha:

R:

 

Questão 2 (vale 1 ponto) – De acordo com o texto, o professor “não regateou elogios” à vocação de escritor do narrador. O que significa “não regateou elogios”?

(     ) Significa “não poupou elogios”.

(     ) Significa “não inventou elogios”.

(     ) Significa “não selecionou elogios”.

 

Questão 3 (vale 1 ponto) – Na passagem “[…] sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas.”, a que sensação o narrador se refere?

R:

 

Questão 4 (vale 1 ponto) – Identifique o fato que, segundo o narrador, mudou de modo considerável a sua vida, marcada por limitações no internato:

(     ) “Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio […]”

(     ) “Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos.”

(     ) “[…] Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante.”

Questão 5 (vale 1 ponto)  – No segmento “Primeiro ‘As viagens de Gulliver’ […]”, o termo grifado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 (vale 1 ponto)   Em “[…] clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses.”, a vírgula assinala a enumeração de elementos:

(     ) opostos.

(     ) alternados.

(     ) correlacionados.

 

Questão 7 (vale 1 ponto)  – Na parte “Demoraria ainda a conhecer Mark Twain […]”, ocorre:

(     ) a metáfora.

(     ) a sinestesia.

(     ) a metonímia.

 

Questão 8 (vale 1 ponto) – O narrador expõe os motivos de ele recordar “com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável”. Aponte o motivo, que na visão dele, ocupa uma posição secundária:

(     ) “[…] por me haver anunciado escritor […]”

(     ) “[…] por me haver dado o amor aos livros […]”

(     ) “[…] por me haver me revelado o mundo da criação literária.”

 

Compartilhe esta postagem:

Roteiro 1 - Tecnologia e Inovação - 6A,6B,6C - Prof. José Maria Fraga

 

Roteiro 1 – Tecnologia e Inovação  6A,6B,6C

As atividades devem ser tirado fotos e entregue no e-mail jmaria@prof.educacao.sp.gov.br  ou WhatsApp (12) 988552556 até 28/02. Na primeira linha da página deve ter o nome do aluno e série e Roteiro 1 de Projeto de Vida. Qualquer dúvida estou à disposição no e-mail jmaria@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp.

Atividade 1 – (Atividade dada em sala)

Leia o texto abaixo

Preparação para ser guardião – Presença Digital

Realize a leitura do texto a seguir. Isso será importante para iniciar sua jornada!

Com a aceleração e avanço dos recursos tecnológicos, além da digitalização de processos da vida administrativa escolar, as pessoas passaram a usar mais cadastros em sites, em redes sociais na internet, em jogos eletrônicos etc. A professora colaboradora da PUC-SP, Martha Gabriel, autora do livro Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias, publicado em 2010 pela Novatec, considera o termo presença como o estado de algo estar presente em algum lugar, ou seja, “existir em um determinado momento, em um determinado lugar”. Quando falamos de presença digital, queremos nos referir à existência de algo (seres humanos, marcas, empresas,

coisas etc.) no ambiente digital. É, também, qualquer informação sobre as pessoas na internet:

áudio, texto, fotos, vídeos e até as interações com outras pessoas nas mídias sociais.

É por meio da presença digital que serão distribuídos conteúdos digitais que representam algo.

Os jovens e grande parte da sociedade com acesso à internet estão se expressando por fotografias, memes, áudios, textos, vídeos, gifs etc. Martha Gabriel até radicaliza dizendo que “não ter presença digital significa não existir no mundo digital, na internet”. A presença digital, portanto, não vale apenas para empresas. Estas percebem que precisam manter-se ativas no espaço digital por conta da concorrência de mercado. A preocupação aqui está em compreender as precauções que devemos tomar quando a presença digital é um fator que merece atenção dos perfis de pessoas.

A presença digital das pessoas determina as relações que elas vão ter com as suas redes de relacionamento. Os jovens passam a fazer conexões com outras pessoas até fora do seu convíviosocial presencial, seja por meio de jogos on-line, da aparição em fotos e vídeos que os pais postam nas redes sociais, aplicativos de educação etc.

Responda as seguintes perguntas :

a)Após a leitura, o que você entendeu sobre presença digital?

b) Você faz parte de algum ambiente digital? Qual(is)?

 

Atividade 2

Assistir a videoaula 1  de Tecnologia e Informação de 19/02 com o seguinte link :

https://www.youtube.com/watch?v=Jj3Khsqgx9I&list=PLAdEu5NtlLkZXwh3UQdUBq_I_X426yy

Responda

2.1)Quais foram as orientações de estudo dadas no começo da videoaula?

2.2) Como foi seus estudos durante o ano de 2020? Como você usou a Tecnologia ?

Compartilhe esta postagem:

Roteiro 1 - Tecnologia e Inovação -9B - Prof. José Maria Fraga

 

Roteiro 1 – Tecnologia e Inovação  9B

As atividades devem ser tirado fotos e entregue no e-mail jmaria@prof.educacao.sp.gov.br  ou WhatsApp (12) 988552556 até 28/02. Na primeira linha da página deve ter o nome do aluno e série e Roteiro 1 de Projeto de Vida. Qualquer dúvida estou à disposição no e-mail jmaria@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp.

Atividade 1 –

1.1 Responda a seguinte pergunta: Ao consultar informações e notícias na internet,

você acredita que as informações são verdadeiras?

(    ) Sim

(    ) Não   . Justifique sua resposta .

 

Atividade 2

Assistir a videoaula 1  de Tecnologia e Informação de 19/02 com o seguinte link :

https://www.youtube.com/watch?v=b-YsBLTBjcY&list=PLAbRprP4phEgRmpU3Y8lQi7jRdSV5ZJ6J

Responda

2.1)Quais foram as orientações de estudo dadas no começo da videoaula?

2.2) Como foi seus estudos durante o ano de 2020? Como você usou a Tecnologia ?

Bons Estudos ! Professor José Maria Fraga

Compartilhe esta postagem:

Roteiro 1 - Projeto de Vida 9C - De 22/02 a 26/02 - Prof. José Maria Fraga

 

Atividades Projeto de Vida – 9º ano  C

Roteiro 1 

As atividades devem ser tirado fotos e entregue no e-mail jmaria@prof.educacao.sp.gov.br  ou WhatsApp (12) 988552556 até 28/02. Na primeira linha da página deve ter o nome do aluno e série e Roteiro 1 de Projeto de Vida. Qualquer dúvida estou à disposição no e-mail jmaria@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp.

Atividade 1 –

Fazer a capa ou primeira folha do caderno ou fichário que será chamado de Diário de Práticas e Vivências . Nesta capa deve fazer desenhos , colagens e escritos sobre os seus sonhos.

Atividade 2  - ( Feito em Sala de Aula)

Fazer uma texto com sua apresentação pessoal . O texto deve ter o nome , o que gosta de fazer , quais são seus sonhos .

Atividade 3

Assistir a vídeo-aula 1  de Projeto de Vida de 10/02 com o seguinte link :

https://www.youtube.com/watch?v=KpLG3r26Ujo&list=PLAbRprP4phEjDzwqJCPQlo0dC3SN1FqQi

Responder as seguintes questões

1)    Quais são os 4 pilares da educação ? Explique cada um deles .

2)Atividade dada na aula do CMSP

2.1 O que você aprendeu sobre si mesmo com a dinâmica da caixa ? Afinal, o que é importante para você ?

2.2 – Exercício de autorretrato interno : Você irá representar você , onde :

Cabeça – uma ideia que ninguém poderá modificar

Boca : frase que foi dita que você se arrependeu ou frase que precisa ser dita

Coração : uma paixão muito grande

Mão direita : um sentimento a doar

Mão esquerda : um sentimento a receber

Pé direito : uma meta

Pé esquerdo : passos para alcançá-la.

Bons estudos . Prof. José Maria Fraga

 

Compartilhe esta postagem:

Novo horário de saída e programação para a semana 3 (22 a 26 de fevereiro)

Caros estudantes e comunidade, 
Se precisarem, cliquem nas imagens para ampliá-las 😉



Horários das aulas na escola

  • Turmas da manhã (7D e Ensino Médio) - Cliquem AQUI
  • Turmas da Tarde (6º ao 9º ano) - Cliquem AQUI


Horários das aulas no Centro de Mídias

Anos Iniciais (1º ao 5º ano)


Anos Finais (6º ao 9º ano)


Ensino Médio


Aulas das semanas anteriores no Centro de Mídias (CMSP) 

Lista de alunos que devem retornar nesta semana - Cliquem AQUI

Boa semana e bons estudos!
Compartilhe esta postagem:

Horários das Aulas

Pesquise aqui o que precisa encontrar no blog

BOLETIM ESCOLAR

Clique AQUI para consultar suas notas bimestrais.

Anos Iniciais - 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Médio

Tudo do Blog

Informações sobre o novo Coronavírus e recados do Governo do Estado de São Paulo

Copyright © E.E. Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com