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terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Atividade Semanal 08/02 a 12/02

Prof.º: Michael Varela de Figueiredo
e-mail: michaelfigueiredo843@gmail.com
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 8º A, B
WhatsApp: 12 98703-8059

Resumo

1.Conteúdo: Produção Escrita; Avaliação Diagnóstica e Autoavaliação.
2. Tópico ou unidade de estudo: Interpretação, Compreensão Textual, Estratégias de Leitura e Produção Escrita.
3. Habilidades e competências: (EF69LP12B) Analisar textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos; (EF69LP13) Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social. (EF89LP23A) Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação). 4. Competências socio emocionais em foco: Empatia, respeito, tolerância ao estresse, autoconfiança,
tolerância à frustração e organização.

PROCEDIMENTOS DA LEITURA: D1 Localizar informação explícita.; D2 Inferir informação em texto verbal; D3 Inferir o sentido de palavra ou expressão; D4 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais; D5 Identificar o tema ou assunto de um texto; D6 Distinguir fato de opinião relativa ao fato; D7 Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.

II. IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO: D9 Reconhecer gênero discursivo; D10 Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros; D11 Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador.

III. RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:

D12 Identificar semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos; D13 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema.
D17 Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios etc.
V. RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões; D20 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D21 Reconhecer o efeito decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
D22 Reconhecer efeitos de humor e de ironia.
VI. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D23 Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.
D14 Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.

Instrução

Abra o link da Avaliação Diagnóstica, leia com cautela e após realize. Depois enviem o gabarito para um dos e-mails: michaelfigueiredo843@gmail.com ou michelvarela@prof.educacao.sp.gov.br. Farei as correções e darei um parecer sobre elas para vocês pela aula pelo Meet. Qualquer dúvida entre em contato.

Realizem a Autoavaliação pelo Google Forms

I – Produção Escrita – Redigir um Roteiro de uma entrevista relacionado a profissão da mãe do pai ou algum familiar e após revisa-la envie o arquivo.

II - Avaliação Diagnóstica

https://drive.google.com/file/d/1oPgixxng2gAowolWep7S56h27ikv5Qw3/view

III – Autoavaliação

https://forms.gle/4FRNiXPreTQycTLr6

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2B, 2C ,2D Sociologia 1º Bimestre Profª Maria José Tavares

 Bom dia!!! Sejam todos bem vindos!!!😊😊😊 

Sou a Profª Maria José, estarei com vocês nas disciplinas de História e Sociologia 

Dúvidas: tavaresmenezes@prof.educacao.sp.gov.br

Segue abaixo as orientações e atividades de Sociologia do período de 08 a 12/02/2021 

É obrigatório acompanhar as aulas no CMSP, realizar as atividades propostas destas aulas no caderno, postar no chat do aplicativo e apresentar nas aulas presenciais assim como, as atividades postadas aqui pela professora. Sendo essas atividades computada como presença no Diário de Classe.

 Tema: De onde vem a diversidade social brasileira? 

 Objetivo: Como pensar diferentes realidades. Desenvolver a consciência de que não há olhar natural. Todos os olhares são sempre construções. ( Retomada 1ª série- 2020 - recuperação).

1- Certamente você tem consciência da diversidade étnica que nosso país apresenta na constituição de sua população. Mas já parou para pensar sobre a diversidade social?

Fazer um quadro das cinco regiões do Brasil e representar suas características culturais.


Observação: Por favor responder no Classrom.

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Matemática 7° A,B,C 8°B Prof Fabio

Queridos alunos

Nesta semana de 08 a 12, devemos acompanhar as aulas do centro de mídias, anotar a habilidade e os exercícios feitos trazendo-os a escola na sua semana de aula presencial.

Em breve estaremos juntos.

Prof Fabio

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3A,C Adaptação

 Pesquisar, ler, retirar as palavras que desconhece e procurar seu significado no texto Canção do exílio de Gonçalves Dias.

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ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 7D- Professora Simone

 Olá  meus queridos!

Sou a  professora Simone,  estarei esse ano dando aula de ciências  para vocês.

Galerinha sejam todos bem vindos!!

Para essa semana 08/02 a 12/02, vocês  devem acompanhar as aulas do CMSP, fazendo as anotações. (Data, título,  habilidade, objetivo, a problemática  da aula e fazer os exercícios  propostos pelo CMSP.

Nosso contato temporariamente será  pelo e-mail  simone.ciencia@gmail.com

Em breve vou disponibilizar  o número  do Whatsapp. 






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Orientação de Estudos 1°B, 1°D - Geografia- Prof° Celso Gabriel

  Bom dia, estimados alunos


Espero que vocês estejam bem.

Irei postar aqui o link do cronograma das aulas de Geografia no Centro de Mídias/You Tube dessa semana 08/02 a 12/02. Assistam as aulas e façam as suas anotações ( tema da aula, conteúdos abordados ) e realizem as atividades propostas.

A correção dessas atividades será realizada nas aulas presencias, portanto, a princípio não precisa me enviar nenhuma atividade.

Qualquer dúvida, estou à disposição. ( WhatsApp 12-98296-1872 )

Prof° Celso Gabriel


https://www.youtube.com/watch?v=sv__L1eAJh4&list=PL1EAsbCb8zETyV3p6vKTWREEWG6bCPcGT&index=3

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Orientação de Estudos 8°A-B-C- Geografia- Prof° Celso Gabriel

 Bom dia, estimados alunos

Espero que vocês estejam bem.

Irei postar aqui o link do cronograma das aulas de Geografia no Centro de Mídias/You Tube dessa semana 08/02 a 12/02. Assistam as aulas e façam as suas anotações ( tema da aula, conteúdos abordados ) e realizem as atividades propostas.

A correção dessas atividades será realizada nas aulas presencias, portanto, a princípio não precisa me enviar nenhuma atividade.

Qualquer dúvida, estou à disposição. ( WhatsApp 12-98296-1872 )

Prof° Celso Gabriel

https://www.youtube.com/watch?v=TkkclvNQ9NI

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Atividade - História

Orientações aos alunos: O aluno deverá ler com muita atenção os textos e responder as questões relacionadas aos temas. Após finalização das atividades o aluno deverá enviar as atividades no email:ceilamsantos04@gmail.com DISCIPLINA: HISTÓRIA – ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 9º C PROFESSORA: CEILA Da Monarquia à República A partir de 1870, a monarquia brasileira passou a ser questionada por diversos setores da sociedade brasileira. Esse fato, aliado a outros acontecimentos, foi desgastando essa forma de governo. Integrantes da elite, da camada média e da população mais pobre passaram a defender o fim da monarquia e a implantação da república. As ideias republicanas ganharam força a partir do final do século XIX, porém, desde o século XVIII alguns movimentos rebeldes, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos, já haviam defendido a implantação da república no Brasil. Por que um regime de governo que vinha sendo adotado há tanto tempo no Brasil já não servia mais? Vários foram os motivos, mas o principal foi a restrição à participação popular nas decisões políticas. O dia 15 de novembro de 1889 marcou o fim do império e o início da república no Brasil. Houve uma transformação significativa. Mudanças no Brasil Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro proclamou a independência do Brasil e, ao contrário de outros países do continente, adotou a monarquia como forma de governo. O período em que D. Pedro I governou (1822-1831) foi chamado de Primeiro Reinado. Em 1840 começou o Segundo Reinado, sendo D. Pedro II o imperador. Nesse período, o Brasil passou por diversas modificações internas, começando o reaquecimento da economia por meio do cultivo do café, que passou a ser o principal produto gerador de riqueza. A estrutura econômica brasileira continuava a mesma do Período Colonial, ou seja, o latifúndio predominava como propriedade rural, a mão de obra continuava sendo escrava negra, e mantinha-se a monocultura voltada para a exportação. Causas do fim da monarquia As pessoas, descontentes com o regime monárquico, fundaram associações que defendiam maior liberdade para as províncias, eleições diretas e o direito de votar para todos os homens maiores de 18 anos e alfabetizados. Também defendiam que os senadores e outros políticos tivessem mandato com tempo preestabelecido para não ocuparem os cargos a vida toda. Alguns acontecimentos colaboraram para o enfraquecimento da monarquia no Brasil e sua substituição pela república: O exército percebeu sua força após a Guerra do Paraguai, no entanto, não tinha vigor político expressivo. As reivindicações dos militares por melhores salários e maior influência na política resultou em conflitos com a coroa. O fim da escravidão no Brasil foi entendido como forma de traição do Império contra os fazendeiros, uma vez que não houve indenização para as perdas de escravos. O imperador indispôs-se com a igreja ao prender dois bispos que decidiram se posicionar contra a maçonaria. D. Pedro II era maçom. Proclamação da república Ideias republicanas circulavam desde o Período Colonial. Faltava apenas uma conjuntura histórica propícia para derrubar a monarquia. A criação do Partido Republicano Paulista (PRP), em 1873, marcou a adesão de importantes representantes da cafeicultura paulista. O sucesso da proclamação da República deve-se também ao apoio das camadas econômicas notáveis da sociedade brasileira. O governo imperial procurou reverter o processo de desgaste da monarquia. A intenção era apresentar propostas de caráter liberal que inibissem os ânimos republicanos. As propostas não foram bem aceitas pelo Partido Conservador, maioria na Câmara dos deputados, e a crise imperial, que se agravara, além das questões da abolição da escravatura, militares e religiosas, chegou ao extremo. O Exército foi influenciado pelo pensamento positivista, uma escola filosófica instituída pelo francês Auguste Comte, que defendia uma ditadura republicana, um governo representativo, em que o ditador poderia afastar-se dos interesses da população pelo “bem da república”. Um dos lemas positivistas, o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim, está presente na bandeira nacional, marcando os ideais positivistas dos republicanos — especialmente dos militares. Estes lideraram o golpe contra a monarquia. Apesar de se considerar amigo pessoal de D. Pedro II, a quem devia inúmeros favores, o marechal Deodoro assumiu a liderança do golpe e, no dia 15 de novembro de 1889, proclamou a República na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. ATIVIDADES POR QUE A MONARQUIA CHEGOU AO FIM NO BRASIL? CITE TRÊS ACONTECIMENTOS QUE COLABORARAM PARA O ENFRAQUECIMENTO D MONARQUIA. CITE OS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS E REBELDES QUE DEFENDIAM A REPÚBLICA. QUAL DATA MARCOU O FIM DA MONARQUIA E O INÍCIO DA REPÚBLICA NO BRASIL? MONTE UM MAPA MENTAL PARA EXPLICAR A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. QUAL GRUPO LIDEROU O NASCIMENTO DA REPÚBLICA? QUAL MILITAR ASSUMIU A LIDERANÇA E O GOLPE DA REPÚBLICA NO BRASIL? ESCREVA UM DOS LEMAS POSITIVISTAS. QUAL LEMA POSITIVISTA ESTÁ ESCRITO NA BANDEIRA DO BRASIL?
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Atividade - História

Orientações aos alunos: O aluno deverá ler com muita atenção os textos e responder as questões relacionadas aos temas. Após finalização das atividades o aluno deverá enviar as atividades no email:ceilamsantos04@gmail.com DISCIPLINA: HISTÓRIA – ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 7º A, 7º B, 7º C PROFESSORA: CEILA REVISÃO PARTE I: A Queda do Império Romano Quando se fala em Queda do Império Romano, deve-se entender que se trata da queda do Império Romano do Ocidente, isto é, a porção do vasto Império Romano que tinha por sede a cidade de Roma, haja vista que a porção oriental do Império, cuja sede era Bizâncio (depois Constantinopla), vigorou até 1453. O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder. As ondas migratórias dos povos bárbaros do norte da Europa e de regiões da Ásia em direção a Roma, provocadas por transformações climáticas e outros fatores similares, forçavam o Império a repelir os invasores e a mover progressivamente mais contingentes do exército para a defesa do centro do Império, que era a cidade de Roma. Do ponto de vista econômico, o Império entrou em crise sobretudo após o colapso do sistema escravista, que teve de ser substituído pelo sistema de colonato, que consistia na relação entre pessoas com precárias condições de subsistência e grandes proprietários de terras, que contratavam seus serviços e, em troca, ofereciam proteção e terras para o trabalho. Muitos proprietários que possuíam escravos passaram a libertá-los e a estabelecer também o regime de colonato com eles. Esse processo acabou por provocar uma decadência dos centros urbanos e da atividade comercial nas cidades. Outro fenômeno que ganhou proporção grandiosa em meio à crise do Império foi a ascensão do cristianismo. Os cristãos, que já habitavam os domínios do Império há bastante tempo, passaram a crescer numericamente. Esse fato levou o Imperador Constantino – que, depois, transferiu a sede do Império Romano para Bizâncio – a instituir o cristianismo como religião principal do Império Romano, tendo ele próprio se convertido. ATIVIDADE I Quando se fala em Queda do Império Romano, deve-se entender que se trata da queda do Império Romano do Ocidente ou do Império Romano do Oriente? O processo de declínio do Império Romano do Ocidente se deu a invasão de quais povos? Assinale (X) a característica que não influenciou na queda do Império Romano do Ocidente. As invasões bárbaras. A crise econômica. A crise do feudalismo. A disputa dos militares pelo poder. O colapso do sistema escravista. O sistema escravista foi substituído pelo colonato. Defina o colonato. Por que o colonato acabou por provocar uma decadência dos centros urbanos e da atividade comercial nas cidades? Outro fenômeno que ganhou proporção grandiosa em meio à crise do Império foi a ascensão do cristianismo. Explique as consequências dessa ascensão. PARTE II: A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO O feudalismo começou a se formar na Europa a partir do século V com a invasão dos povos germânicos no Império Romano. A formação do feudalismo foi favorecida por várias condições presentes no continente europeu. Entre estas principais condições, podemos citar: - Desagregação política, econômica e social do Império Romano do Ocidente com a invasão dos povos germânicos; - Criação de vários reinos germânicos (francos, visigodos, burgúndios, anglo-saxões); - Êxodo urbano: com as invasões e a insegurança, muitas pessoas saíram das cidades e foram morar no interior; - Enfraquecimento do comércio; - Diminuição das atividades econômicas, sociais e culturais realizadas nas cidades. Comitatus e Colonato na formação do Feudalismo Após a queda do Império Romano do Ocidente (século IV), a Europa passou por profundas transformações. No início da Idade Média (século V), houve a fusão de diversos elementos (políticos, econômicos e culturais) dos romanos com os germânicos (bárbaros). Entre esses elementos, que foram preponderantes na formação do feudalismo, estão o comitatus e o colonato. Colonato Instituição de origem romana em que os camponeses (transformados em colonos) eram obrigados a permanecerem na propriedade rural até a morte. Em troca, os camponeses recebiam do proprietário rural a proteção. Nesse sistema, o trabalhador rural trabalhava num regime de servidão. O colonato teve grande influência nas relações econômicas e de trabalho entre senhores feudais e servos no feudalismo. Comitatus Instituição germânica composta por um grupo de jovens guerreiros, que se ligavam a um chefe militar através de um juramento de fidelidade e companheiros. O comitatus teve grande influência no surgimento das relações feudo-vassálicas (de vassalagem e suserania) da Idade Média. ATIVIDADE II Quando se formou o feudalismo? Por que ocorreu o êxodo urbano? Explique o colonato durante o sistema feudal. O que era o Comitatus?
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Atividade - História

DISCIPLINA: HISTÓRIA – ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 6º A, 6º B, 6º C PROFESSORA: CEILA Orientações aos alunos: O aluno deverá ler com muita atenção os textos e responder as questões relacionadas aos temas. Após finalização das atividades o aluno deverá enviar as atividades no email:ceilamsantos04@gmail.com O significado de História História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação". A História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico. Através do estudo histórico, obtém-se um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente. A história pode relatar a evolução não só de uma comunidade, mas também de eventos ou organizações de diversos tipos. Em sentido amplo, é tudo o que se refere ao desenvolvimento das comunidades humanas, assim como os acontecimentos, fatos ou manifestações da atividade humana no passado. O período anterior à História é denominado Pré-História (até cerca de 4000 a.C.). Nesse período não havia escrita, por isso, os pesquisadores recorrem a ossos, fósseis, objetos de pedra, arte rupestre e outras fontes materiais para investigação. A História marca o início do período de desenvolvimento da humanidade após o surgimento da escrita e divide-se em quatro períodos: Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C. até 476 d.C., com a queda do Império Romano; Idade Média (História Medieval): de 476 d.C. a 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos; Idade Moderna: de 1453 a 1789, quando ocorre a Revolução Francesa; Idade Contemporânea: de 1789 até os dias atuais. Qual é o papel do Historiador? Historiador é o profissional que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos. ATIVIDADES Assinale (x) na resposta correta. Qual a origem da palavra história? origem no antigo termo egípcio "historie”. origem no antigo termo romano "historie”. origem no antigo termo grego "historie”. origem no antigo termo mesopotâmico "historie”. Assinale (x) na resposta correta. Qual o significado do termo grego "historie"? O termo significa "conhecimento através da fantasia". O termo significa "conhecimento através da investigação". O termo significa "conhecimento através da realidade". O termo significa "conhecimento através da ficção". A História é uma ciência que investiga: o presente da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico. o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico. o futuro da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico. o presente e o futuro e exclui o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico. Assinale (V) para verdadeiro (F) para nas informações abaixo. Através do estudo histórico obtém-se: ( )um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente. ( ) um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado que não contribuem para a compreensão do presente. ( ) a história pode relatar a evolução não só de uma comunidade, mas também de eventos ou organizações de diversos tipos. ( ) a história não descobre não relata a evolução de uma comunidade, e nem de eventos ou organizações de diversos tipos. O período anterior à História é denominado de: História Moderna. História Contemporânea. História Antiga. Pré-História. História Medieval. Numere corretamente (numerar em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º) a ordem cronológica dos períodos da História. ( ) História Moderna. ( ) História Contemporânea. ( ) História Antiga. ( ) Pré-História. ( ) História Medieval. O que faz um historiador? Em que se baseia o trabalho de um historiador? Agora você vai aprender história no 6º ano. Dê cinco exemplos do que você pode aprender em história.
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