terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Atividade - História
Orientações aos alunos: O aluno deverá ler com muita atenção os textos e responder as questões relacionadas aos temas. Após finalização das atividades o aluno deverá enviar as atividades no email:ceilamsantos04@gmail.com
DISCIPLINA: HISTÓRIA – ENSINO FUNDAMENTAL II
TURMA: 7º A, 7º B, 7º C
PROFESSORA: CEILA
REVISÃO
PARTE I: A Queda do Império Romano
Quando se fala em Queda do Império Romano, deve-se entender que se trata da queda do Império Romano do Ocidente, isto é, a porção do vasto Império Romano que tinha por sede a cidade de Roma, haja vista que a porção oriental do Império, cuja sede era Bizâncio (depois Constantinopla), vigorou até 1453.
O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder. As ondas migratórias dos povos bárbaros do norte da Europa e de regiões da Ásia em direção a Roma, provocadas por transformações climáticas e outros fatores similares, forçavam o Império a repelir os invasores e a mover progressivamente mais contingentes do exército para a defesa do centro do Império, que era a cidade de Roma. Do ponto de vista econômico, o Império entrou em crise sobretudo após o colapso do sistema escravista, que teve de ser substituído pelo sistema de colonato, que consistia na relação entre pessoas com precárias condições de subsistência e grandes proprietários de terras, que contratavam seus serviços e, em troca, ofereciam proteção e terras para o trabalho. Muitos proprietários que possuíam escravos passaram a libertá-los e a estabelecer também o regime de colonato com eles. Esse processo acabou por provocar uma decadência dos centros urbanos e da atividade comercial nas cidades. Outro fenômeno que ganhou proporção grandiosa em meio à crise do Império foi a ascensão do cristianismo. Os cristãos, que já habitavam os domínios do Império há bastante tempo, passaram a crescer numericamente. Esse fato levou o Imperador Constantino – que, depois, transferiu a sede do Império Romano para Bizâncio – a instituir o cristianismo como religião principal do Império Romano, tendo ele próprio se convertido.
ATIVIDADE I
Quando se fala em Queda do Império Romano, deve-se entender que se trata da queda do Império Romano do Ocidente ou do Império Romano do Oriente?
O processo de declínio do Império Romano do Ocidente se deu a invasão de quais povos?
Assinale (X) a característica que não influenciou na queda do Império Romano do Ocidente.
As invasões bárbaras.
A crise econômica.
A crise do feudalismo.
A disputa dos militares pelo poder.
O colapso do sistema escravista.
O sistema escravista foi substituído pelo colonato. Defina o colonato.
Por que o colonato acabou por provocar uma decadência dos centros urbanos e da atividade comercial nas cidades?
Outro fenômeno que ganhou proporção grandiosa em meio à crise do Império foi a ascensão do cristianismo. Explique as consequências dessa ascensão.
PARTE II: A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
O feudalismo começou a se formar na Europa a partir do século V com a invasão dos povos germânicos no Império Romano. A formação do feudalismo foi favorecida por várias condições presentes no continente europeu. Entre estas principais condições, podemos citar:
- Desagregação política, econômica e social do Império Romano do Ocidente com a invasão dos povos germânicos;
- Criação de vários reinos germânicos (francos, visigodos, burgúndios, anglo-saxões);
- Êxodo urbano: com as invasões e a insegurança, muitas pessoas saíram das cidades e foram morar no interior;
- Enfraquecimento do comércio;
- Diminuição das atividades econômicas, sociais e culturais realizadas nas cidades.
Comitatus e Colonato na formação do Feudalismo
Após a queda do Império Romano do Ocidente (século IV), a Europa passou por profundas transformações. No início da Idade Média (século V), houve a fusão de diversos elementos (políticos, econômicos e culturais) dos romanos com os germânicos (bárbaros). Entre esses elementos, que foram preponderantes na formação do feudalismo, estão o comitatus e o colonato.
Colonato
Instituição de origem romana em que os camponeses (transformados em colonos) eram obrigados a permanecerem na propriedade rural até a morte. Em troca, os camponeses recebiam do proprietário rural a proteção. Nesse sistema, o trabalhador rural trabalhava num regime de servidão.
O colonato teve grande influência nas relações econômicas e de trabalho entre senhores feudais e servos no feudalismo.
Comitatus
Instituição germânica composta por um grupo de jovens guerreiros, que se ligavam a um chefe militar através de um juramento de fidelidade e companheiros. O comitatus teve grande influência no surgimento das relações feudo-vassálicas (de vassalagem e suserania) da Idade Média.
ATIVIDADE II
Quando se formou o feudalismo?
Por que ocorreu o êxodo urbano?
Explique o colonato durante o sistema feudal.
O que era o Comitatus?
Horários das Aulas
Pesquise aqui o que precisa encontrar no blog
BOLETIM ESCOLAR
Clique AQUI para consultar suas notas bimestrais.
Anos Iniciais - 1º ao 5º ano
Professores
- Ana Cláudia (3)
- Ana Paula Gama Medeiros (12)
- Carlos Fabrício (2)
- Ceila (8)
- Celso (11)
- Claudia (6)
- Elisa Araújo (2)
- Ellen (9)
- Fabio (5)
- JORGE (6)
- José (1)
- Lucas (1)
- Luciana (8)
- Marcia Gomes (1)
- Maria José Tavares (5)
- Oreana (7)
- Proatec (3)
- Sandra (2)
- Sandra Moraes (1)
- Sandra Moraes (3)
- Silvana (7)
- Silvia (12)
- Simone (1)
- Tatiane (15)
Matérias
Tudo do Blog
-
▼
2021
(263)
-
▼
fevereiro
(117)
-
▼
09/02
(10)
- Atividade Semanal 08/02 a 12/02Prof.º: Michael Var...
- 2B, 2C ,2D Sociologia 1º Bimestre Profª Maria José...
- Matemática 7° A,B,C 8°B Prof Fabio
- 3A,C Adaptação
- ROTEIRO DE CIÊNCIAS - 7D- Professora Simone
- Orientação de Estudos 1°B, 1°D - Geografia- Prof° ...
- Orientação de Estudos 8°A-B-C- Geografia- Prof° Ce...
- Atividade - História
- Atividade - História
- Atividade - História
-
▼
09/02
(10)
-
▼
fevereiro
(117)