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sábado, 6 de março de 2021

Atividade - História Profª Ceila

EE AYR PICANÇO BARBOSA DE ALMEIDA ENSINO FUNDAMENTAL II – HISTÓRIA ENVIAR:ceilamsantos04@gmail.com TURMAS: 6º A, B, C PROFESSORA: CEILA DATA: 05/03/21 a 12/03/21 Título da aula: Fontes materiais e imateriais. Habilidades: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos. Cultura material e cultura imaterial Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais. Cultura material. ATIVIDADES I Identifique o tipo de cultura, colocando CM para cultura material e CI para cultura imaterial. 1.Vestimentas ( ) 2.Museus ( ) 3.Teatros ( ) 4.Igrejas ( ) 5.Praças ( ) 6.Universidades ( ) 7. Monumentos ( ) 8. Obras de Arte ( ) 9. Utensílios ( ) 10. Danças ( ) 11. Músicas ( ) 12. Literatura ( ) 13. Linguagem ( ) 14. Culinária ( ) 15. Rituais ( ) 16.Festas ( ) 17.Feiras ( ) 18.Lendas ( ) PATRIMÔNIO CULTURAL Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. EXEMPLOS: Igrejas do período colonial em Ouro Preto, objetos em museus (quadro, vestimenta, joias, documentos, etc.); construções antigas, etc. TOMBAMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro ... OBSERVAÇÃO: as construções que pertencem ao patrimônio histórico devem ser restauradas e não reformadas. ATIVIDADE II Por que todo patrimônio histórico deve ser restaurado e não reformado? Contagem do Tempo na História A Contagem do Tempo na História varia de acordo com cada povo e época. Os primeiros povos fizeram seus calendários tendo como referência os ciclos da natureza, suas crenças e seus costumes. Por isso, nem todos os países seguem o mesmo calendário. Tempo Cronológico e Tempo Histórico O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. O tempo na história são divididos em 5 períodos: pré-história, história antiga, história medieval, história moderna e história contemporânea. INSTRUMENTOS DE CONTAGEM DO TEMPO - O relógio de sol - O relógio de agua - O relógio de areia (ampulheta) ATIVIDADE III Cite os instrumentos para medir o tempo usado no passado e na atualidade SÉCULOS SIGLA a.C = antes de Cristo SIGLA d.C = depois de Cristo O ano 1500 d.C. está contido no século XV d.C., uma vez que eliminando os dois zeros, 1500, resta o numeral 15, portanto século XV. EXEMPLOS: 2100 = cortando os dois zeros, sobram 21= século XXI TODOS OS ANOS TERMINADOS EM 00, O SÉCULO É O NÚMERO QUE RESTOU E DEVE SER SUBSTITUIDO POR NÚMEROS ROMANOS. Ano 1000 d.C. O ano 1000 d.C. está contido no século X d.C., uma vez que eliminando os dois zeros, 1000, resta o numeral 10. EXEMPLOS: 2102= corto os dois últimos números, pego o número que sobrou e somo com + 1 ---- 21 +1 = 22 ATIVIDADES IV DESCUBRA OS SÉCULOS A PARTIR DOS ANOS ABAIXO. O século tem que ser escrito em números romanos. a) 2100 = b) 2000 = c) 100 = d) 1100= e) 1800 = f) 2020 = g) 1989 = h) 320 = i) 850 = j) 2012 = k) 300= l) 1350= m) 271
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EE AYR PICANÇO BARBOSA DE ALMEIDA ENSINO FUNDAMENTAL II – HISTÓRIA ENVIAR: ceilamsantos04@gmail.com TURMAS: 7º A, B, C PROFESSORA: CEILA DATA: 05/03/21 a 12/03/21 Título da aula: Mundo em transição: circulação de pessoas e de produtos entre a antiguidade e o mundo medieval Habilidades: Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no mediterrâneo e seu significado. O mar Mediterrâneo pertence ao Oceano Atlântico. Situa-se entre a Europa, a Ásia e a África. É considerado o maior mar do mundo em extensão e quantidade de água. Com aproximadamente 2,51 km2 de extensão, o Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) e Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia do Norte, Bulgária , Sérvia e Montenegro). No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia). As águas do Mediterrâneo se comunicam com o Mar Negro (através dos estreitos de Bósforo e Dardanelos), Oceano Atlântico (através do Estreito de Gilbraltar) e com o Mar Vermelho (através do Canal de Suez). Existem 69 rios que deságuam no Mediterrâneo, entre eles, podemos citar: Rio Nilo, Rio Pó, Rio Tibre, Rio Ebro e Rio Ródano. O Mar Mediterrâneo possui, em média, uma profundidade de 1400 metros. Em alguns pontos como, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia) pode chegar a 5200 metros de profundidade. O índice de salinidade do Mediterrâneo é de, aproximadamente, 4%. O Mediterrâneo na História Durante toda a história foi um mar de extrema importância. Na Antiguidade foi usado como rota marítima de comércio pelos fenícios, macedônios, cartagineses, egípcios, gregos e romano. Estes últimos dominaram suas águas por séculos e passaram a chama-lo de “Mare Nostrum”, que em latim significa “Nosso Mar”. Com o domínio árabe na Península Ibérica e norte da África, durante os séculos VIII e XIV, o Mar Mediterrâneo foi pouco usado para fins comerciais. Nos séculos XV e XVI, genoveses e venezianos voltaram a dar destaque para o mar, pois o utilizaram como rota marítima de comércio, principalmente, de especiarias (cravo, canela, noz moscada, açafrão, pimenta, gengibre) vindas da Ásia. O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica. Em cada ponto comercial espalhado pelo Mar Mediterrâneo havia grandes habitações que abrigavam os marinheiros, artesãos e comerciantes envolvidos nessa movimentada atividade econômica. Quando as condições climáticas impediam as viagens pelo mar, tais abrigos poderiam servir de pouso durante meses inteiros a uma determinada tripulação. Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória. Aproximadamente 40 espécies estão ameaçadas de extinção. ATIVIDADES ASSINALE (X). 1. O Mar Mediterrâneo pertence a qual oceano? a) Oceano Índico b) Oceano Atlântico c) Oceano Pacífico 2. Assinale a questão incorreta. O Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: a) Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) b) Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia do Norte, Bulgária , Sérvia e Montenegro). c) No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia). d) No continente americano, as ilhas da América Central. 3. As águas do Mediterrâneo não se comunica com: a) o Mar Negro. b) o Oceano Atlântico. c) o Mar Vermelho (através do Canal de Suez). d) o Mar Morto. 4. Cite os povos da antiguidade que usavam o Mar Mediterrâneo para circulação de pessoas e como rota marítima de comércio. 5. Os povos genoveses e venezianos utilizaram o Mar Mediterrâneo como rota marítima de comércio, de quais especiarias? 6. Por que o Mar Mediterrâneo era tão importante para os povos antigos? 7. Quais as ameaças que o mar meditEE AYR PICANÇO BARBOSA DE ALMEIDA ENSINO FUNDAMENTAL II – HISTÓRIA TURMAS: 7º A, B, C PROFESSORA: CEILA DATA: 05/03/21 a 12/03/21 Título da aula: Mundo em transição: circulação de pessoas e de produtos entre a antiguidade e o mundo medieval Habilidades: Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no mediterrâneo e seu significado. O mar Mediterrâneo pertence ao Oceano Atlântico. Situa-se entre a Europa, a Ásia e a África. É considerado o maior mar do mundo em extensão e quantidade de água. Com aproximadamente 2,51 km2 de extensão, o Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) e Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia do Norte, Bulgária , Sérvia e Montenegro). No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia). As águas do Mediterrâneo se comunicam com o Mar Negro (através dos estreitos de Bósforo e Dardanelos), Oceano Atlântico (através do Estreito de Gilbraltar) e com o Mar Vermelho (através do Canal de Suez). Existem 69 rios que deságuam no Mediterrâneo, entre eles, podemos citar: Rio Nilo, Rio Pó, Rio Tibre, Rio Ebro e Rio Ródano. O Mar Mediterrâneo possui, em média, uma profundidade de 1400 metros. Em alguns pontos como, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia) pode chegar a 5200 metros de profundidade. O índice de salinidade do Mediterrâneo é de, aproximadamente, 4%. O Mediterrâneo na História Durante toda a história foi um mar de extrema importância. Na Antiguidade foi usado como rota marítima de comércio pelos fenícios, macedônios, cartagineses, egípcios, gregos e romano. Estes últimos dominaram suas águas por séculos e passaram a chama-lo de “Mare Nostrum”, que em latim significa “Nosso Mar”. Com o domínio árabe na Península Ibérica e norte da África, durante os séculos VIII e XIV, o Mar Mediterrâneo foi pouco usado para fins comerciais. Nos séculos XV e XVI, genoveses e venezianos voltaram a dar destaque para o mar, pois o utilizaram como rota marítima de comércio, principalmente, de especiarias (cravo, canela, noz moscada, açafrão, pimenta, gengibre) vindas da Ásia. O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica. Em cada ponto comercial espalhado pelo Mar Mediterrâneo havia grandes habitações que abrigavam os marinheiros, artesãos e comerciantes envolvidos nessa movimentada atividade econômica. Quando as condições climáticas impediam as viagens pelo mar, tais abrigos poderiam servir de pouso durante meses inteiros a uma determinada tripulação. Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória. Aproximadamente 40 espécies estão ameaçadas de extinção. ATIVIDADES ASSINALE (X). 1. O Mar Mediterrâneo pertence a qual oceano? a) Oceano Índico b) Oceano Atlântico c) Oceano Pacífico 2. Assinale a questão incorreta. O Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: a) Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) b) Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia do Norte, Bulgária , Sérvia e Montenegro). c) No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia). d) No continente americano, as ilhas da América Central. 3. As águas do Mediterrâneo não se comunica com: a) o Mar Negro. b) o Oceano Atlântico. c) o Mar Vermelho (através do Canal de Suez). d) o Mar Morto. 4. Cite os povos da antiguidade que usavam o Mar Mediterrâneo para circulação de pessoas e como rota marítima de comércio. 5. Os povos genoveses e venezianos utilizaram o Mar Mediterrâneo como rota marítima de comércio, de quais especiarias? 6. Por que o Mar Mediterrâneo era tão importante para os povos antigos? 7. Quais as ameaças que o mar meditEE AYR PICANÇO BARBOSA DE ALMEIDA ENSINO FUNDAMENTAL II – HISTÓRIA TURMAS: 7º A, B, C PROFESSORA: CEILA DATA: 05/03/21 a 12/03/21 Título da aula: Mundo em transição: circulação de pessoas e de produtos entre a antiguidade e o mundo medieval Habilidades: Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no mediterrâneo e seu significado. O mar Mediterrâneo pertence ao Oceano Atlântico. Situa-se entre a Europa, a Ásia e a África. É considerado o maior mar do mundo em extensão e quantidade de água. Com aproximadamente 2,51 km2 de extensão, o Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) e Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia do Norte, Bulgária , Sérvia e Montenegro). No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia). As águas do Mediterrâneo se comunicam com o Mar Negro (através dos estreitos de Bósforo e Dardanelos), Oceano Atlântico (através do Estreito de Gilbraltar) e com o Mar Vermelho (através do Canal de Suez). Existem 69 rios que deságuam no Mediterrâneo, entre eles, podemos citar: Rio Nilo, Rio Pó, Rio Tibre, Rio Ebro e Rio Ródano. O Mar Mediterrâneo possui, em média, uma profundidade de 1400 metros. Em alguns pontos como, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia) pode chegar a 5200 metros de profundidade. O índice de salinidade do Mediterrâneo é de, aproximadamente, 4%. O Mediterrâneo na História Durante toda a história foi um mar de extrema importância. Na Antiguidade foi usado como rota marítima de comércio pelos fenícios, macedônios, cartagineses, egípcios, gregos e romano. Estes últimos dominaram suas águas por séculos e passaram a chama-lo de “Mare Nostrum”, que em latim significa “Nosso Mar”. Com o domínio árabe na Península Ibérica e norte da África, durante os séculos VIII e XIV, o Mar Mediterrâneo foi pouco usado para fins comerciais. Nos séculos XV e XVI, genoveses e venezianos voltaram a dar destaque para o mar, pois o utilizaram como rota marítima de comércio, principalmente, de especiarias (cravo, canela, noz moscada, açafrão, pimenta, gengibre) vindas da Ásia. O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica. Em cada ponto comercial espalhado pelo Mar Mediterrâneo havia grandes habitações que abrigavam os marinheiros, artesãos e comerciantes envolvidos nessa movimentada atividade econômica. Quando as condições climáticas impediam as viagens pelo mar, tais abrigos poderiam servir de pouso durante meses inteiros a uma determinada tripulação. Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória. Aproximadamente 40 espécies estão ameaçadas de extinção. ATIVIDADES ASSINALE (X). 1. O Mar Mediterrâneo pertence a qual oceano? a) Oceano Índico b) Oceano Atlântico c) Oceano Pacífico 2. Assinale a questão incorreta. O Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: a) Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) b) Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia do Norte, Bulgária , Sérvia e Montenegro). c) No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia). d) No continente americano, as ilhas da América Central. 3. As águas do Mediterrâneo não se comunica com: a) o Mar Negro. b) o Oceano Atlântico. c) o Mar Vermelho (através do Canal de Suez). d) o Mar Morto. 4. Cite os povos da antiguidade que usavam o Mar Mediterrâneo para circulação de pessoas e como rota marítima de comércio. 5. Os povos genoveses e venezianos utilizaram o Mar Mediterrâneo como rota marítima de comércio, de quais especiarias? 6. Por que o Mar Mediterrâneo era tão importante para os povos antigos? 7. Quais as ameaças que o mar mediterrâneo vem sofrendo na atualidade?
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EE AYR PICANÇO BARBOSA DE ALMEIDA ENSINO FUNDAMENTAL II – HISTÓRIA ENVIAR: ceilamsantos04@gmail.com TURMAS: 9º C PROFESSORA: CEILA DATA: 05/03/21 a 12/03/21 Título da aula: História do Brasil: O fim da guerra do Paraguai e suas versões historiográficas. Habilidades: Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito, além de suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos. A GUERRA DO PARAGUAI A Guerra do Paraguai, também conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança, foi um conflito bélico ocorrido na América do Sul entre os anos de 1864 e 1870, envolvendo quatro nações: Brasil, Argentina e Uruguai de um lado, e o Paraguai de outro. Por envolver diferentes países há, também, diferentes versões sobre o conflito. A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador paraguaio, Francisco Solano Lopes. Ele tinha como objetivo principal aumentar o território do seu país e, assim, obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras, que se dirigiam ao Mato Grosso através da capital paraguaia. As principais causas da guerra foram: - Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região, para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. - O próximo alvo paraguaio foi o Rio Grande do Sul. Mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, Solano invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre. - A principal causa da Guerra do Paraguai foi a política expansionista paraguaia, materializada nas invasões realizadas por Solano López, para que o país conseguisse um acesso ao oceano. Reação da Tríplice Aliança Decididos a acabar com as ameaças e o domínio do ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865, através do acordo conhecido como Tríplice Aliança. A partir daí, os três países lutaram juntos para deter o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana. Duque de Caxias: um dos líderes brasileiros no combate e patrono do exército brasileiro. Esta guerra durou seis anos; contudo. Contudo, já no terceiro ano, o Brasil viu-se em grande dificuldade no que se refere a organização das suas tropas, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra a falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias de várias doenças contagiosas. Diante deste quadro, Caxias foi chamado para liderar o exército brasileiro. Sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou inúmeras vitórias até chegar a Assunção, no ano de 1869. Apesar de seu grande êxito, a última batalha foi liderada pelo Conde D`Eu (genro de D. Pedro II). Por fim, no ano de 1870, a guerra chegou ao seu final com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora. Motivos da participação da Inglaterra Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias. Para a Inglaterra, este país era um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. As principais consequências da Guerra do Paraguai foram: - A indústria paraguaia ficou arrasada após a guerra. O Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico. Pelo contrário, passa até hoje por dificuldades políticas e econômicas. - Cerca de 70% da população paraguaia morreu durante o conflito, sendo que a maioria dos mortos eram homens. - Embora tenha saído vitorioso, o Brasil também sofreu grandes prejuízos financeiros com o conflito. Os elevados gastos da guerra foram custeados com empréstimos estrangeiros, fazendo com que aumentasse a dívida externa brasileira e sua dependência em relação a países ricos como, por exemplo, a Inglaterra. - Com a guerra, o Exército brasileiro ficou fortalecido no aspecto bélico, pois ganhou experiência e passou por um processo de modernização. Houve também um importante aumento de sua relevância institucional. Do ponto de vista político, o Exército brasileiro também saiu fortalecido e passou a ser uma importante força no cenário político nacional. ATIVIDADES Responda o que se pede abaixo sore a Guerra do Paraguai. a) Motivos da guerra: b) Resultados negativos da guerra: c) Houve resultados positivos na guerra? Comente. d) Países envolvidos: e) Motivos da participação da Inglaterra na guerra: f) Apontar os vitoriosos e os derrotados da guerra: g) Qual a importância de Duque de Caxias na Guerra? h) Quanto tempo durou a guerra?
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