Facebook Compartilhe

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Atividade - História

ISCIPLINA – HISTÓRIA - FUNDAMENTAL II (7º ANO) PROFESSORA: CEILA O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. As terras e títulos de nobreza eram doadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas. O feudo era uma grande propriedade rural que abrigava o castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques. Teve origem no Império Carolíngio, quando o rei precisava de aliados defender suas extensas fronteiras. Características do Feudalismo Sociedade Feudal A sociedade, no feudalismo, era denominada estamental porque era composta por camadas sociais que se diferenciavam pelos privilégios que possuíam. Quase não existia mobilidade social e passar de um estamento social para outro era praticamente impossível. Existiam três estamentos sociais – nobreza, clero e servos. Nobreza A nobreza era proprietária de terras e recebia o nome de senhores feudais. Estes aplicavam as leis, concediam privilégios, comercializavam com os vizinhos, administravam a justiça, declaravam a guerra e faziam a paz. No topo da nobreza estava o rei, que concentrava pouco poder político, pois este era dividido entre o monarca e os senhores feudais. No entanto, o monarca tinha prestígio junto aos outros senhores feudais. Clero A Igreja se tornou a mais poderosa instituição feudal, pois era proprietária de vastas extensões de terra, além de influenciar as relações sociais. Segundo ela, cada membro da sociedade tinha uma função a cumprir em sua passagem pela terra. A função do nobre era proteger militarmente a sociedade, a do clero, rezar e a do servo, trabalhar. Além disso, os mosteiros medievais foram responsáveis pela conservação de manuscritos sobre literatura, filosofia e ciência, apoiavam os viajantes e acolhiam os doentes. Servos O trabalho estava fundamentado na servidão, com os camponeses presos à terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços. Por outro lado, os senhores feudais deveriam protegê-los em caso de ataques. Além dos servos havia outros trabalhadores como: Vilões: homens livres que moravam na vila, mas podiam prestar serviços ao senhor feudal e tinham permissão para trocar de propriedade; Ministeriais: ocupavam a administração da propriedade feudal e podiam ascender socialmente, chegando à condição membros da pequena nobreza. Escravos: em geral eram empregados no serviço doméstico. Nesta época era comum os cristãos escravizarem muçulmanos e vice-versa. As condições de vida nos domínios feudais eram rudes e mesmo a nobreza não vivia luxuosamente. A vida dos servos era miserável em todos os sentidos. Os servos e mesmo os senhores feudais não sabiam nem ler nem escrever, porém o clero era o único estamento social que tinha acesso ao estudo. Economia feudal A economia no feudalismo se caracterizava pela produção autossuficiente, pois se destinava ao consumo local e não ao comércio em larga escala. Na época de boas colheitas, os excedentes eram trocados em feudos vizinhos ou nas feiras que ocorriam nas cidades. Muitas vezes o comércio ocorria através do intercâmbio de gêneros e não moedas; porém, estas existiam e eram emitidas por cada feudo. Política feudal O poder político no feudo era exercido pelo senhor feudal, que possuía exército, cobrava impostos e distribuía a justiça. No entanto, sua obrigação era proteger os servos e, para isso, construía um castelo fortificado, em torno do qual se desenvolvia a comunidade. Quando um senhor feudal necessitava apoio para a guerra, fazia alianças com nobres menos poderosos. Através de um juramento de fidelidade - chamado "homenagem" - o senhor feudal com mais recursos se tornava suserano e o outro, vassalo. Em retribuição, este recebia terras ou as rendas de algum pedágio ou do moinho, por exemplo. Porém, por sua parte, o vassalo deveria defender o suserano e acompanhá-lo em caso de conflito. Importante lembrar que os membros do clero poderiam ser senhores feudais. Os mosteiros, além do edifício religioso, possuíam grandes extensões de terra para seu sustento. Como ocorriam as concessões de terra? Um feudo podia ser obtido das seguintes maneiras: Concessão do rei ou de um senhor feudal: para compensar os serviços de um nobre ou de um cavaleiro destacado e assim conseguir a vassalagem; Casamentos: assegurava a fidelidade dos senhores feudais e garantia que a terra continuaria na mesma família; Guerras: quando os laços de vassalagem eram rompidos, uma família não tinha herdeiros ou mesmo por desejar expandir suas terras era comum fazer guerras para obter mais territórios. ATIVIDADES – valor (5,0) O que foi o Feudalismo? Quando originou? Como as terras e títulos eram doados durante o feudalismo? O que era o feudo? Cite as três classes sociais estamentais do feudalismo? Por que não havia mobilidade social? Na sociedade estamental feudal (nobreza, clero e servos) haviam os que rezavam, lutavam e trabalhavam. Complete adivinhando e respondendo a função de cada um. Quem rezava? Quem lutava, era a proprietária das terras e tinha o poder político? Quem trabalhava nas terras? Quem era o servo? Como viviam? Qual a diferença entre ministeriais e vilões? Qual a obrigação do senhor feudal para com os seus servos? A base da economia feudal era a agricultura, como funcionavam as trocas comerciais? Explique a importância da HOMENAGEM. Cite os três meios de concessões de terra no período feudal. PESQUISAS – VALOR (5,0) PESQUISA - RESPONDA A QUESTÃO: Por que os castelos medievais eram importantes na época do feudalismo? Cole uma imagem de um castelo medieval. PESQUISA - TÍTULO: A CRISE DO FEUDALISMO
Compartilhe esta postagem:

Atividade - História

DISCIPLINA HISTÓRIA- ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ANO) PROFESSORA: CEILA 1ª ATIVIDADE Leitura de texto: Fontes Históricas As fontes históricas são de grande importância para compreender e reconstruir o passado. Sem as fontes históricas não é possível reconstruir o passado. O que são fontes históricas e importância Também conhecidos como documentos históricos, as fontes históricas são todas as informações, vestígios e objetos deixados pelos seres humanos do passado. Elas são utilizadas pelos historiadores para compreender um determinado período ou fato histórico. Essas fontes revelam dados de extrema importância para o estudo da História, pois possuem marcas da presença dos seres humanos. As fontes históricas servem para dar sustentação para os conhecimentos históricos produzidos, possibilitando a reconstrução do passado. Sem as fontes históricas é impossível fazer História, pois sem elas, qualquer argumento histórico fica sem valor. Inclusive, em todos os estudos históricos, os historiadores precisam citar as fontes utilizadas em seu trabalho. As fontes históricas podem ser de dois tipos: Fontes históricas materiais: - Armas e instrumentos de guerra - Vestimentas - Pinturas - Livros antigos - Fotografias antigas - Documentos escritos (registros, contratos, diários, etc.). - Revistas e jornais antigos - Mapas antigos - Receitas antigas com registro da culinária de uma época. - Utensílios domésticos. - Bandeiras, insígnias e brasões. - Moedas, cédulas (dinheiro), selos e cartões postais. - Construções (palácios, casas, ruínas, castelos, pirâmides, templos, igrejas, teatros, etc.). - Instrumentos agrícolas - Relógios antigos - Vasos, potes de cerâmicas e ânforas - Máquinas - Registros (desenhos e símbolos) deixados em paredes de cavernas. Exemplo: pinturas rupestres. - Meios de transportes antigos (carruagens, trens, automóveis, carroças, barcos, etc.). - Estátuas e monumentos - Instrumentos musicais antigos - Cidades históricas Fontes históricas imateriais: - Entrevista com uma pessoa que relata seu passado ou fato que viveu ou presenciou (história oral). - Uma dança ou um ritual do passado. - Músicas antigas - Comportamentos, símbolos e valores morais. - Lendas, tradições, superstições, crenças, contos e estórias, transmitidos através da oralidade (de geração para geração). Atenção: - Embora sejam consideradas fontes históricas imateriais por vários historiadores, elas necessitam de registros físicos para existirem. Uma entrevista, por exemplo, no momento que é escrita pelo entrevistador, torna-se um documento histórico material. Da mesma forma, as danças, rituais, comportamentos e outras atividades do tipo também são registrados de alguma forma em meio material (texto, pintura, gravação). Pelos motivos explicados acima, muitos historiadores não fazem essa diferenciação entre fonte histórica material e fonte história imaterial. ATIVIDADES – VALOR 3,0 1 – O que você entende por fontes históricas? (0,5) 2 – Qual a importância das fontes históricas para o historiador? (0,5) 3 – Para que servem as fontes históricas? (0,5) 4 – Cite 5 fontes históricas da cidade de São José dos Campos. (0,5) 5 – Escreva se as fontes são materiais ou imateriais. (1,0) Fotografias da família. Entrevista com Pedro Bial. A lenda do lobisomem. Dançar quadrilha na festa junina da escola. As pirâmides do Egito. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. O palácio da rainha Elizabeth na Inglaterra. O registro de nascimento de D. Pedro II. O quadro da independência do Brasil. O coliseu de Roma. 2ª ATIVIDADE: Pesquisa – VALOR 10,0 Título da pesquisa: Atitude Historiadora – revisitando o passado Objetivo: pesquisar fontes históricas sobre você ou sua família e identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico. O que fazer: 1º passo: buscar fontes históricas - Encontre uma fotografia que foi registrada durante um fato importante da sua vida ou de sua família - Peça ajuda aos seus pais para selecionar essa foto, 2º passo: colhendo dados. - Peça que seus pais lhe contem a história dessa foto de forma detalhada (exemplo: o que aconteceu naquele dia, sobre o que foi aquela foto, o que foi aquele evento etc.). - Escreva em uma folha separada a história contada pelos seus pais com o título: História e memória. - Mande a fotografia e a história contada pelos seus pais pelo Whatsapp juntas com o trabalho
Compartilhe esta postagem:

Inglês - Ensino Fundamental (Prof. Elisa Araújo)

 Olá alunos de Inglês do Ensino Fundamental (6º's, 7º, 8º's e 9º's anos)

Colocarei as atividades em nossas salas do "Google Classoom ou Google sala de aula" para vocês respondê-las após assistir a aula do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo) nas terças-feiras. 

Obs.: estarei contatando vocês via whatsapp e ajudando-os a utilizar o CMSP e o Google Classroom para que todos possam acompanhar a aprendizagem.

Um grande abraço a todos

Prof. Elisa Araújo


Compartilhe esta postagem:

Atividade para 6A de Português Professor Carlos Fabrício

  

         Atividade de Português 

Veja o vídeo abaixo sobre Fake News


Fake News 

Atividades de Português




Faça atividade envie por emai 

dúvidas por email.
Atividade referente a semana do dia18/02 ao dia 19/02 valendo presença e nota.

entrega sexta feira no e-mail
correygan@gmail.com
Atividade presente aqui está presente também no Google Classes






Compartilhe esta postagem:

Roteiro de Estudo Semanal 15/02 a 19/02 - Língua Portuguesa 8.º A e 8.º B

 


TELETRABALHO DOCENTE 2021

EFAPE (APP):
DE: São José dos Campos
UE: EE Ayr Picanço

PROFESSOR: Michael Varela de Figueiredo

 

ANO-SÉRIE/TURMA:  

EF -  8.º A e B

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

CONTEÚDO-TEMA /AULAS CMSP

 

Tema: Roteiro para produção de entrevistas; Revisão do gênero textual entrevista e Apresentação das entrevistas realizadas.

HABILIDADES ESSENCIAIS

 

 

16/02/2021/19/02/2021-  CMSP/ Atividades/ Plantão de dúvidas.

Tema: Roteiro para produção de entrevistas. 16/02

(EF67LP24A) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo). (EF69LP12B) Analisar textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos. (EF67LP24B) Identificar as informações principais de apresentações orais, tendo em vista o apoio ao estudo.

 Tema: Revisão do gênero textual entrevista. - 18/02

(EF67LP24A) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo). EF67LP25A) Reconhecer o emprego da coesão e da progressão temática nas produções textuais. (EF69LP06) Produzir notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural (resenhas e outros gêneros textuais próprios das formas de expressão das culturas juvenis em várias mídias).

Tema: Apresentação das entrevistas realizadas. – 19/02

(EF67LP24A) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo). (EF67LP24B) Identificar as informações principais de apresentações orais, tendo em vista o apoio ao estudo. (EF69LP06) Produzir notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural (resenhas e outros gêneros textuais próprios das formas de expressão das culturas juvenis, em várias mídias).

 

ATIVIDADES INSERIDAS NO CLASSROOM DA SALA DE AULA

 

1-Envie foto de suas anotações da aula do CMSP como anexo.

2-Envie foto das perguntas e respostas das atividades do CMSP realizadas como anexo.

3- Reenviar o Roteiro da entrevista revisado

TEMPO ESTIMADO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

15/02/2021-Devolutiva até do dia 19/02/2021.

 

TEMPO DE INTERAÇÃO COM O ALUNO e CANAL UTILIZADO:

PLANTÃO DE DÚVIDAS e DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES

 

E-mail

WhatsApp

Classromm

Aula Meet

SISTEMATIZAÇÃO/AVALIAÇÃO

 

Exercícios enviados pelo Classroom.

Nº DE AULAS PREVISTAS NA SEMANA:   04 aulas

 

Período de realização

15/02/2020 a 19/02/2020

PROFESSOR

 Michael V. de Figueiredo

Compartilhe esta postagem:

Atividade Diagnóstica para os segundos Anos do Ensino Médio Professor Carlos Fabrício 2A,2B,2C,2D de Inglês

 

Atividade Diagnostica para 2A,2B,2C,2D do Professor Carlos Fabrício

Baixe avaliação diagnostica do Professor Carlos de Inglês Aqui.

Façam avaliação do link acima e resolva envie para google classe sala de aula. essa atividade.

Valendo pela aula do dia 8/02/2021 válido ate o fim desta sexta feira dia 19/02/2021

Dúvidas pelo centro de midia ou por email correygan@gmail.com. ou pelo proprio goolge sala de aula.

Atividade de Cima também está no mural do google sala de aula.



Compartilhe esta postagem:

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 8°A,8°B,8C - PROFESSOR CELSO GABRIEL - 15/02

 Bom dia, estimados alunos

Espero que vocês estejam bem.


Seguem as orientações para a realização da nossa PRIMEIRA atividade ( Desigualdade Social no Brasil ) do 1° Bimestre.

- Leia o texto no link abaixo, e em seguida responda as questões propostas.

https://www.uol.com.br/ecoa/faq/desigualdade-social.htm


- Não há a necessidade de copiar o texto, somente as perguntas e as respostas.

- As atividades deverão ser realizadas no caderno e posteriormente apresentadas ao professor durante as aulas presenciais,

- Qualquer dúvida/dificuldade, entre em contato através do meu e-mail ( gabrielgeobotelho@hotmail.com ) ou pelo WhatsApp 12- 98296-1872.


Prof° Celso Gabriel - Geografia

ATIVIDADES


1-Explique o que é desigualdade social.


2-Quais são os tipos de desigualdade social?


3-Qual é a origem da desigualdade social no Brasil? Dê exemplos de tipos de desigualdade social existentes  em nosso país.


4-O que pode ser feito para acabar/diminuir a desigualdade social?


Compartilhe esta postagem:

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 1°B -1°D - PROFESSOR CELSO GABRIEL - 15/02

 Bom dia, estimados alunos


Espero que vocês estejam bem.



Seguem as orientações para a realização da nossa PRIMEIRA atividade( Cartografia e Projeções Cartográficas) do 1°Bimestre:



- Leiam os textos e observem os mapas  com atenção, pois as informações contidas nos mesmos lhes darão base/apoio para a realização das atividades.

- As atividades deverão ser realizadas no caderno. Não há a necessidade de copiar os textos, somente as perguntas e as respostas.

- Essa atividade deverá ser apresentada ao professor nas aulas presenciais conforme o cronograma.

- Qualquer dúvida/dificuldade que vocês tiverem, entrem em contato através do meu e-mail gabrielgeobotelho@hotmail.com ) ou WhatsApp 12-98296-1872


Para acessar atividade click no link abaixo:


Compartilhe esta postagem:

TAREFA DE ELETIVA 9°B - PROFESSOR ILMAR

 

Queridos bom dia ! Essa semana faremos nossa  primeira  tarefa  de ELETIVA   .

O link ficará disponível até dia 22/2 .

Link da tarefa ( 9B)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9MjjuwUlDVgGAD4_Ld4SO6t7WfOZnzIG-GlfGFuv0M0uuug/viewform?usp=sf_link

Compartilhe esta postagem:

TAREFA DE ELETIVA - 6ªC - PROFESSOR ILMAR

 

Queridos bom dia ! Essa semana faremos nossa primeira  tarefa  de ELETIVA   .

O link ficará disponível até dia 22/2 .

Link da tarefa : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhSi3goF78N1-Eep8w1F9ppk2kuIrKsLZfhZt-JT_yXcDs9w/viewform?usp=sf_link

Compartilhe esta postagem:

AVALIANDO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 01 - PROFESSOR ILMAR (6ªC)

 

Queridos bom dia ! Essa semana faremos nossa  primeira  tarefa avaliativa de matemática  .

O link ficará disponível até dia 22/2 .. ( Tarefa referente as aulas do CMSP e lista 01 de exercícios do dia 8/2 )

 

Link da tarefa : 


       https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftSjgm8JcYvLcGEZXDTM4t3KUpSmbCqqD-5yspAx60hbpKiA/viewform?usp=sf_link

Compartilhe esta postagem:

AVALIANDO APRENDIZAGEM 01 - MATEMÁTICA PROFESSOR ILMAR( 9ªA,B e C )

Queridos bom dia ! Essa semana faremos nosso primeiro  AVALIANDO APRENDIZAGEM..

O link ficará disponível até dia 22/2 ..

Alunos do 9A , terão que selecionar seu nome e nas turma 9B e 9C , selecionar  outra turma ok ..

 Alunos do 9B , terão que selecionar outra turma 9A , selecionar seu nome 9B e outra turma 9c.

Alunos do 9C  terão que selecionar outra turma em 9A e 9B ....Na turma 9c , selecionar seu nome.

 Os links serão postados no Blogger da Escola , Classroom  e nos grupos de estudos ok ...Boa semana  a  todos .

LinK  da atividade avaliativa :

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScC7p6-ueVrK1ecyOn3K43Ujc5lvQyO6il9NEggeiV6YXX7dw/viewform?usp=sf_link 

Compartilhe esta postagem:

Matemática - 3 séries: A, B e C - Ensino Médio.

 .......................................................................

Atividades para o período de 15/02/2021 a 19/02/2021.

 .......................................................................


Querido estudante:


Durante essa semana você deverá acompanhar as aulas de Matemática do Centro de Mídias SP  abaixo especificadas e realizar as atividades da sequência 1 do "Aprender Sempre" - Vol.  1 - descritas a seguir:

 .......................................................................



Título da aula: Hora da Retomada 

Data da aula: 15/02/2021
Horário da aula: 19h00 

Atividades propostas:

· Página 74 - Atividade 12 

· Página 72 - Atividades 2 e 3 

 .......................................................................


Título da aula: Hora da Retomada

Data da aula: 17/02/2021
Horário da aula: 19h00 

Atividade proposta:

· Página 73 - Atividade 5


Objetivos das aulas:

Aplicar os conhecimentos das propriedades das operações com radicais.

Racionalizar expressões envolvendo operações com radicais.

Revisar os principais tópicos estudados nesta Sequência de Atividades.


.......................................................................


Orientações: 

- Realize as atividades diretamente no encarte do “Aprender Sempre”.

- Caso não possua a versão impressa, acesse-o abaixo e realize as atividades em seu caderno. Não é necessário copiar os enunciados das questões e nem enviar fotos das atividades, pois a verificação da realização das mesmas , será feita nas aulas presenciais e por meio de avaliações periódicas que serão agendadas. Aguardem!


- O fascículo “Aprender Sempre” deve ser mantido com zelo, pois será solicitado futuramente.

- Realize as atividades dentro do prazo estabelecido para evitar o acúmulo de tarefas. Prazo: até 19/02/2021.



 .......................................................................

Atenção:



As interações entre nós ocorrerão através dos seguintes canais:

  .......................................................................


3ª séries A e C - Ensino Médio - Profª Claudia Neves: 


email: claudianeves@prof.educacao.sp.gov.br

Google Classrrom


 .......................................................................

3ª série B - Ensino Médio - Profª Silvia A Kirsten:



email: silviakirsten@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: (12) 98101-8175

Google Classroom

 .......................................................................


Bons estudos! Boa Semana!

- Profª Claudia Neves

- Profª Silvia A. Kirsten

 .......................................................................


Compartilhe esta postagem:

Horários das Aulas

Pesquise aqui o que precisa encontrar no blog

BOLETIM ESCOLAR

Clique AQUI para consultar suas notas bimestrais.

Anos Iniciais - 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Médio

Tudo do Blog

Informações sobre o novo Coronavírus e recados do Governo do Estado de São Paulo

Copyright © E.E. Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com