Facebook Compartilhe

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Atividade - História

DISCIPLINA HISTÓRIA- ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ANO) PROFESSORA: CEILA 1ª ATIVIDADE Leitura de texto: Fontes Históricas As fontes históricas são de grande importância para compreender e reconstruir o passado. Sem as fontes históricas não é possível reconstruir o passado. O que são fontes históricas e importância Também conhecidos como documentos históricos, as fontes históricas são todas as informações, vestígios e objetos deixados pelos seres humanos do passado. Elas são utilizadas pelos historiadores para compreender um determinado período ou fato histórico. Essas fontes revelam dados de extrema importância para o estudo da História, pois possuem marcas da presença dos seres humanos. As fontes históricas servem para dar sustentação para os conhecimentos históricos produzidos, possibilitando a reconstrução do passado. Sem as fontes históricas é impossível fazer História, pois sem elas, qualquer argumento histórico fica sem valor. Inclusive, em todos os estudos históricos, os historiadores precisam citar as fontes utilizadas em seu trabalho. As fontes históricas podem ser de dois tipos: Fontes históricas materiais: - Armas e instrumentos de guerra - Vestimentas - Pinturas - Livros antigos - Fotografias antigas - Documentos escritos (registros, contratos, diários, etc.). - Revistas e jornais antigos - Mapas antigos - Receitas antigas com registro da culinária de uma época. - Utensílios domésticos. - Bandeiras, insígnias e brasões. - Moedas, cédulas (dinheiro), selos e cartões postais. - Construções (palácios, casas, ruínas, castelos, pirâmides, templos, igrejas, teatros, etc.). - Instrumentos agrícolas - Relógios antigos - Vasos, potes de cerâmicas e ânforas - Máquinas - Registros (desenhos e símbolos) deixados em paredes de cavernas. Exemplo: pinturas rupestres. - Meios de transportes antigos (carruagens, trens, automóveis, carroças, barcos, etc.). - Estátuas e monumentos - Instrumentos musicais antigos - Cidades históricas Fontes históricas imateriais: - Entrevista com uma pessoa que relata seu passado ou fato que viveu ou presenciou (história oral). - Uma dança ou um ritual do passado. - Músicas antigas - Comportamentos, símbolos e valores morais. - Lendas, tradições, superstições, crenças, contos e estórias, transmitidos através da oralidade (de geração para geração). Atenção: - Embora sejam consideradas fontes históricas imateriais por vários historiadores, elas necessitam de registros físicos para existirem. Uma entrevista, por exemplo, no momento que é escrita pelo entrevistador, torna-se um documento histórico material. Da mesma forma, as danças, rituais, comportamentos e outras atividades do tipo também são registrados de alguma forma em meio material (texto, pintura, gravação). Pelos motivos explicados acima, muitos historiadores não fazem essa diferenciação entre fonte histórica material e fonte história imaterial. ATIVIDADES – VALOR 3,0 1 – O que você entende por fontes históricas? (0,5) 2 – Qual a importância das fontes históricas para o historiador? (0,5) 3 – Para que servem as fontes históricas? (0,5) 4 – Cite 5 fontes históricas da cidade de São José dos Campos. (0,5) 5 – Escreva se as fontes são materiais ou imateriais. (1,0) Fotografias da família. Entrevista com Pedro Bial. A lenda do lobisomem. Dançar quadrilha na festa junina da escola. As pirâmides do Egito. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. O palácio da rainha Elizabeth na Inglaterra. O registro de nascimento de D. Pedro II. O quadro da independência do Brasil. O coliseu de Roma. 2ª ATIVIDADE: Pesquisa – VALOR 10,0 Título da pesquisa: Atitude Historiadora – revisitando o passado Objetivo: pesquisar fontes históricas sobre você ou sua família e identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico. O que fazer: 1º passo: buscar fontes históricas - Encontre uma fotografia que foi registrada durante um fato importante da sua vida ou de sua família - Peça ajuda aos seus pais para selecionar essa foto, 2º passo: colhendo dados. - Peça que seus pais lhe contem a história dessa foto de forma detalhada (exemplo: o que aconteceu naquele dia, sobre o que foi aquela foto, o que foi aquele evento etc.). - Escreva em uma folha separada a história contada pelos seus pais com o título: História e memória. - Mande a fotografia e a história contada pelos seus pais pelo Whatsapp juntas com o trabalho
Compartilhe esta postagem:

Horários das Aulas

Pesquise aqui o que precisa encontrar no blog

BOLETIM ESCOLAR

Clique AQUI para consultar suas notas bimestrais.

Anos Iniciais - 1º ao 5º ano

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Médio

Tudo do Blog

Informações sobre o novo Coronavírus e recados do Governo do Estado de São Paulo

Copyright © E.E. Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com